MEU PRIMEIRO BERIMBAU


MEU PRIMEIRO BERIMBAU

Pelas minhas andanças na internet , algum tempinho atrás , achei esse post, que foi feito por Flávio Saudade, no qual faz parte de um lindo projeto no Haiti chamado "GINGANDO PELA PAZ". Já fiz uma atividade que usei essa história como incentivo aos alunos ,por ser de um menino e artesão, no qual fez de seu próprio berimbau reciclado.Um exemplo de interesse e vontade de possuir um dos instrumentos mais importantes na capoeira: O BERIMBAU.













MEU PRIMEIRO BERIMBAU....

Publicado por flaviosaudade em 22/09/2009
A surpresa é uma das valências da capoeira, e no jogo pode ser tanto uma aliada quanto uma inimiga das mais perigosas. E quando nos dirigimos ao universo da aprendizagem, podemos encontrar inúmeros exemplos. Ela está sempre nos surpreendendo, ampliando o nosso olhar, expandindo a nossa compreemsão das coisas, das situações. Claro, isso exige um bom trabalho, pois observar é sempre um exercício, que deve ser apurado constantemente.
E a surpresa vem de onde menos esperamos, quando menos esperamos, é evidente. E tivemos uma surpresa emocionante em nossa aula da última sexta-feira. Um de nossos alunos chegou com um berimbau. Um berimbau feito no improviso, com um pedaço de madeira cortado ao meio, uma lata de molho de tomate e um arame.
O ato da confecção do instrumento por só só já foi uma surpresa muito boa, pois trata-se de um dos alunos mais novos. No entanto, o que mais me surpreendeu foi que além de ter confeccionado o seu próprio berimbau e também o tocou. E para a surpresa ser ainda maior o toque foi de o de Iúna, um dos toques, senão o toque, mais importante da capoeira; toque realizado apenas para mestres, normalmente, que utilizo para chamar os alunos para a roda.
O episódio me fez recordar o meu primeiro berimbau, a cerca de 18 anos atrás, feito com galho de amoreira e lata de Nescau. O desejo de aprender a tocar o berimbau era tanto que meti a mão na massa. E penso que foi este mesmo sentimento que moveu este aluno, recém batizado com o nome de Artesão. Sentimento que, não tenho dúvidas, poderá levá-lo a realizar muitas outras coisas boas em sua vida que está apenas começando.
Para premiar o seu esforço, a sua iniciativa o Artesão recebeu o seu uniforme, coisa que normalme acontece após o aluno ter três meses de treino, com o mínimo de faltas e atrasos e se houver respeitado algumas regras criadas pelos próprios alunos.

E o que pode parecer um privilégio também é uma responsabilidade, pois como bem o lembrou o Ligeirinho, agora ele terá de continuar a ser um exemplo para os outros; terá de se comportar, treinar, se esforçar…
Não demora muito e teremos um chuva de berimbaus improvisados.


(MUITO EMOCIONANTE ESSE TEXTO, POIS QUEM TRABALHA COM CRIANÇA, SABE O QUANTO FOI IMPORTANTE PARA ELE ESSE MOMENTO. UM MOMENTO MÁGICO....EM POSSUIR SEU PRIMEIRO BERIMBAU E MAIS... SABER QUE ELE QUEM FEZ.... O SOM DO BERIMBAU DE LIGEIRINHO, VOCÊ PODE OUVIR...)


ENTRE NO YOUTUBE PARA OUVIR DIGITE:

GINGANDO PELA PAZ- ARTESÃO TOCANDO IÚNA NO SEU BERIMBAU

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright 2009 Pimenta Grupo Capoeira Brasil. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy | This template is brought to you by : allblogtools.com | Blogger Templates